quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obstáculos que impedem o Relacionamento com Deus - Parte 3


O terceiro obstáculo que pode impedir e até destruir o relacionamento com Deus é:
3º) Mentira – At 5.1-11
Mentira é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém que na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Mentir é ir contra os padrões morais e contra a ética. Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa grande mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no terceiro Reich da Alemanha nazista.
O pecado de Ananias e Safira foi a mentira. Lucas omite detalhes e apresenta um simples esboço do incidente. O que ele ressalta, no entanto, é a intenção.
Quando Ananias e Safira chegaram com o saco de dinheiro e depositaram aos pés dos apóstolos, como fizera anteriormente Barnabé, toda a congregação colocou eles no mesmo nível.
A mentira tem essa finalidade. Nos impedir de distinguir o verdadeiro do falso. Nos confundir, iludir, enganar, e assim, nos levar a tomar decisões erradas, mas que beneficiam quem criou e espalhou a mentira.
Pedro faz algumas perguntas interessantes:
a) Ananias, por que Satanás encheu teu coração?
Pedro percebeu que aquilo era obra do inimigo, logo no inicio da igreja Satanás estava tentando trazer devastação para a igreja. Isto no entanto não isenta Ananias e Safira, pois eles permitiram que o inimigo o levá-se a pecar, tinham então completa responsabilidade.
A mentira é fruto de um desejo do coração. Mentir é uma atitude egoísta, pois é sempre para se dar bem: seja em não sofrer represaria, seja para ser beneficiado.
b) O que fez com que você mentisse ao Espírito Santo?
Com essa pergunta, Pedro revela a essência do pecado de Ananias. Ananias expulsou Deus de seu coração e colocou o pecado. Seu pecado foi uma fraude total, ele queria que a igreja acreditasse que estava doando dinheiro para agradar a Deus. Ananias agiu como se Deus não conhecesse todos os negócios da igreja e ignorasse a fraude.
Toda mentira é uma fraude. E se somos filhos de Deus, essa fraude é antes de tudo contra Deus. V. 4
O pecado é algo que faz os homens agirem irracionalmente. Se Ananias e Safira tivessem sidos honestos e direitos, eles saberiam que a propriedade mesmo depois de sua venda o dinheiro ainda pertenciam a eles e poderiam fazer o que bem entendessem.
No entanto, permitiu que Satanás enchesse seus corações, e recusaram adorar a Deus em santidade, e passaram a servir a eles mesmos.
O crime de Ananias não era a sua parte de retenção do preço da terra, ele poderia ter guardado tudo, se ele tivesse o prazer, mas o seu esforça para impor sobre os apóstolos com uma mentira terrível, de um desejo de fazer notado.
A enormidade desse pecado, foi que colocou em risco todo o cristianismo. "Ele envolveu toda a igreja em um grande perigo."
É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira. Há pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explicá-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela é considerada inofensiva, sim, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom.
Entretanto, como em todas as questões relativas à vida, também sobre a mentira somente a Bíblia pode nos dar a melhor orientação. Ela nos mostra que a mentira não é um mistério, conforme diz o artigo citado, mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas.
A mentira não tem sua origem na criação, mas em Satanás – ele é chamado "pai da mentira". O Senhor Jesus Cristo mostrou isso de maneira inequívoca quando disse: "Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes" (Jo 8.44-45).
Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de uma vida sem Deus, que não ama a verdade e é a identificação de uma natureza pecaminosa. Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade."
É triste ver pessoas mentindo descaradamente, e mais triste ainda é ver crentes mentindo. Famílias destruídas pela mentira. Pais mentindo para os filhos, filhos mentindo para os pais. Padrões mentindo para empregados, empregados mentindo para patrões.
Você tenha certeza de uma verdade: Deus odeia a mentira. Por esse motivo a mentira é um obstáculo para o relacionamento com Deus.
Como anda a sua vida com a verdade? A mentira é encontrada diariamente em sua vida? A mentira é sua arma de defensa, de conquista, de justificativa, de manter a sua autoridade? Se você age assim saiba que nessa situação você não tem um relacionamento com Deus.
Como seria se Deus tratasse a sua vida a minha vida da mesma forma que tratou Ananias e Safira? Estaríamos vivo hoje neste culto?
De certa forma Deus continua agindo. Morte entre outras coisas significa separação. Quando mentimos nos separamos de Deus, pois Deus não se relaciona com mentiroso.
CONCLUSÃO
O relacionamento com Deus é o principal, o mais importante da vida do homem, por que tem conseqüências eternas. O relacionamento familiar é temporal, o social é temporal, o profissional é temporal, o relacionamento com Deus é eterno.
Temos pelo menos três obstáculos que impede e até destrói o relacionamento com Deus.
A negligência, a arrogância e a mentira.
Quero desafiar a você a retirar estes obstáculos de seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário