quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obstáculos que impedem o Relacionamento com Deus - Parte 1


Um obstáculo é um objeto, coisa, ação ou situação que causa um impedimento, forma uma barreira, cria uma dificuldade, um incômodo ou um transtorno para se alcançar objetivos concretos.
Deus nos criou com a necessidade de nos relacionarmos. Relacionamentos são marcas registradas da vida do ser humano. Todos nós temos vários tipos relacionamentos: espiritual, profissional, social, familiar, etc.
Somos testemunhas dos conflitos, ou melhor dos obstáculos que dificultam e até destrói estes relacionamentos.
O nosso propósito é identificar ou melhor, tornar consciente alguns destes obstáculos. O tipo de relacionamento que quero destacar é o relacionamento com Deus.
O relacionamento com Deus é o principal, o mais importante da vida do homem, por que tem conseqüências eternas. O relacionamento familiar é temporal, o social é temporal, o profissional é temporal, o relacionamento com Deus é eterno.
Quero destacar três obstáculos que impede e até destrói o relacionamento com Deus.
O primeiro obstáculo é:
1º) Negligência - Rm 12.11
Aqui começa uma longa lista, não propriamente de atividades, mas de atitudes, ou virtudes cristãs.
Zelo: no grego spoude = 3 significados:
1) pressa, afobação;
2) ansiedade em fazer logo alguma coisa;
3) diligência, cuidado, interesse, seriedade no trato de algo. É bem claro que aqui a palavra tem o terceiro sentido.
remisso: no grego okneros = lento, vagaroso, indolente, preguiçoso.
A palavra remisso quer dizer isso, mas infelizmente é muito pouco usada no nosso falar. É interessante que negligente é quase o contrário de cuidadoso, interessado.
Temos uma lição de Cristo, usando exatamente essa palavra, que interpreta de maneira perfeita a frase em questão. Mateus 25.14-30
Jesus chamou de negligente o servo que aplicou mal o dinheiro do patrão (versículo 26), enterrando-o, mesmo sabendo que ele era exigente e iria exigir mais do que deixou.
A palavra traduzida por negligente é a mesma de Romanos 12.11 traduzida por “remisso”.
Então, tudo indica que Paulo está dizendo o seguinte: No seu zelo, no seu interesse (pelas coisas de Deus), não seja vagaroso, lento. Agir assim é ser negligente.
A melhor tradução aqui é a da Versão Corrigida: Não sejais vagarosos no cuidado.
Note que não podemos dizer do servo que enterrou o dinheiro, que não tinha nenhum interesse pelo patrão, ou que desprezava as coisas dele. Se fosse assim, teria jogado com o dinheiro, gasto com farras, torrado tudo. Mas não foi isso o que ele fez.
Enterrou, porque pelo menos tinha certeza que o dinheiro estaria lá, não seria perdido. Ou seja, ele tinha algum interesse. Mas um interesse meio indiferente, não com entusiasmo como os outros dois, que negociaram, investiram, usaram a cabeça.
Aplicação
A exortação de Paulo vem como uma luva para os dias de hoje. Uma época de muito pouco entusiasmo para as coisas de Deus. Uma evidência clara é o modo como encaramos o serviço, o culto a Deus. Tudo parece opcional; faz quando dá certo. Tudo é informal; chega-se a qualquer hora ou quando dá tempo vou adorar ao Senhor.
Mas o que você está fazendo com este zelo? Tem usado os talentos que Deus lhe deu para darem “renda” ao reino dEle? Tem usado a sua inteligência, a sua criatividade para bolar projetos para a sua igreja, visando a uma atividade edificante? Tem pensado em como melhorar o seu evangelismo pessoal? Ou você está sendo negligente, meio preguiçoso, com as coisas de Deus?
A negligencia no relacionamento com Deus é um obstáculo por que Ele nos dar responsabilidades, temos uma tarefa. Não se trata de um trabalho opcional, tipo ponto facultativo, vai quem quer. Mas somos servos do Senhor. Devemos lembrar a todo e qualquer crente que ele é servo do Senhor. O escravo era comprado, pago como uma mercadoria. Passava a pertencer ao patrimônio do seu senhor. 1Co 6.19-20 e 7.20
Cristo nos comprou. Agora somos dEle, no sentido de propriedade dEle. E nos comprou por preço muito caro. Sabe quantas moedas de ouro, ou quantos bilhões de dólares ele pagou? Não, a moeda dele não era assim tão fraca e perecível. Ele pagou por nós o seu próprio sangue: Atos 20.28.
Sendo assim, irmão, servir a Cristo não é favor que você faz a Ele. Não é um item opcional à sua conversão. Servir ao Senhor é obrigação.
Quanto a você? Como você vai ser considerado por Cristo, no trabalho de construção do Edifício, que é a Igreja dEle? A negligência a Deus é um obstáculo bem claro em sua vida?
Ilustração
Uma vez um rapaz muito gordo chegou para um amigo e disse: E é porque eu como pouco, acredita? O outro disse naturalmente: Acredito não!
Se um crente desses de domingo a noite, que chega atrasado quando vem, com folha de serviço a Cristo quase zero, que não dá um bom testemunho, chegasse para mim e dissesse: Pastor, eu ando tão fervoroso de espírito, ando com uma comunhão tão íntima com Cristo, acredita? Eu acho que resposta a ser dada é a mesma: Lamento muito, irmão, mas acredito não!
Muitos crentes se encontram nesta situação, por que ainda não perceberam que a sua negligência é um obstáculo no seu relacionamento com Deus.
O segundo obstáculo que pode impedir e até destruir o relacionamento com Deus é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário