quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obstáculos que impedem o Relacionamento com Deus - Parte 2


O segundo obstáculo que pode impedir e até destruir o relacionamento com Deus é:
2º) Arrogância – Mt 5.3
Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.
No versículo 3, Jesus mostra que para se ter um relacionamento com Deus a atitude do homem deve ser de humildade e não de arrogância.
A atitude que se estabelece para um relacionamneto com Deus é a humildade. Não significa pobre financeiramente, muitas vezes usamos esta palavra para mostrar isso. Não significa ser ignorante e desprovido de conhecimento.
Ser pobre de espírito significa reconhecer que não temos nada para dar a Deus. Pobre aqui significa ser um pedinte. É aquele que diz: se eu tiver de dar algo a Deus, ele tem de me dar primeiro.
Pobreza aqui é sinônimo de humildade, na versão atualizada é esta palavra que aparece. O homem humilde de espírito é aquele que reconhece a sua pobreza espiritual.
Veja o que Jesus falou a igreja de Laodicéia: Ap 3:17.
Era uma igreja auto-satisfeita e bastante superficial. Quantos cristão satisfeito com seu estado espiritual são como o fariseu: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, jejuo, dou o dízimo, etc”.
Tais homens são orgulhosos, e acham que pode oferecer algo a Deus, estes não estão dispostos a declarar publicamente o seu verdadeiro estado espiritual, bem como não aceita de Deus qualquer coisa, pois acha-se merecedores de coisa melhor do que o oferecido.
Muitos cristãos reclamam por não lembrar do que fomos liberto. O pobre de espírito está sempre grato a Deus, pois reconhece o seu estado de pedinte.
Isto é o significado de ser pobre de espírito, e tais homens tem a aprovação de Deus.
Para se tornar pobre de espírito é necessário conhecer a Deus. Quando entramos na presença de Deus nos sentimos pequenos.
É de ficamos estarecidos quando observamos pessoas que pensam que pode controlar a Deus, alguns pseudos cristãos chegam a pregar sobre Deus de uma forma que chegamos a sentir pena de Deus, por ser escravos de seus desejos.
Devemos ter a certeza que Deus é todo poderoso, e está no controle de tudo, e não é controlado, muitas vezes ao observarmos aquela passagem de Mt 7:22, quando o Cristo diz: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
Não se engane, muitos dos aqui descritos encontram-se sentados nos bancos de muitas igrejas evangélicas, aqueles que tem Jesus como seu Salvador, mas não tem como Senhor.
Que se mostram arrogantes diante de Deus achando-se dono de seu nariz, se rebelando contra suas ordens e estabelecendo seu próprio padrão para vida.
Não se dobrar diante da Palavra de Deus é uma atitude arrogante e isso é um obstáculo para o relacionamento com Deus.
Aplicação
Como você se apresenta diante de Deus em seu relacionamento com Ele? Reconhecendo que você não tem nada a oferecer a Ele? Que você é um pedinte? Com humildade reconhecendo quem Ele é e quem você é? Ou você se apresenta neste relacionamento de maneira arrogante? De igual a igual com Deus? Você se apresenta com a arrogância de achar que Ele não tem autoridade sobre você? Com a arrogante atitude de questionar suas ordens a ponto de desobedecê-la?
A arrogância é um obstáculo que destrói o relacionamento com Deus.
O terceiro obstáculo que pode impedir e até destruir o relacionamento com Deus é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário