sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OBEDIÊNCIA


Resumo - Chaves para o crescimento espiritual
John F. MacArthur Junior - Parte 5
A igreja está repleta de impostores como Mateus 13 nos adverte na parábola do trigo e do joio (w.36-43). Surge então uma questão interessante e importante. Como se pode saber se uma pessoa é cristã genuína ou falsa? Há diversos critérios, mas entre os mais importantes está a questão da obediência. Uma pessoa pode dizer: "Ah, sim, eu creio, eu creio."Mas se sua vida não for de obediência Àquele a quem professa como Senhor, algo estará errado - horrivelmente errado. Não combina. Nosso Salvador perguntou: "Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que eu vos mando?" (Lc 6:46).
Tiago declarou que a fé tem que resultar em certas obras a fim de ser visivelmente válida. Se você realmente acredita em Deus, haverá evidências na sua forma de viver, nas coisas que você diz, e nas coisas que você faz. Há uma relação inseparável entre obediência e fé — quase como duas faces de uma moeda.
Poderíamos estudar uma série de personagens bíblicos que ilustram uma fé obediente, mas não posso pensar em nenhum exemplo melhor do que Noé. Noé adorava, andava e trabalhava. Você tem que adorar antes de poder andar, e tem que andar antes de trabalhar. Foi assim que Deus estabeleceu as coisas.
A fé e a obediência de Noé vão tão além do raciocínio humano que à mente normal nem faz sentido. Sua vida de crença e obediência pode ser resumida em duas áreas:
1. Obedeça a Palavra de Deus. Hebreus 11:7
Ele creu em Deus a ponto de construir uma arca. À primeira vista poderia parecer que Noé era um tanto tolo. Por que fez o que fez? Porque Deus ordenou. Assim, Noé deixou tudo e passou mais de cem anos obedecendo o mandado de Deus.
Noé vivia na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, centenas de quilômetros longe de qualquer oceano. Mas isso é fé que responde à Palavra de Deus. E a fé madura não questiona - obedece.
Charles Spurgeon disse: "Aquele que não crê que Deus punirá o pecado, não acreditará que Ele perdoará através do sangue expiador. Desafio àqueles que professam o Senhor a não serem incrédulos quanto às terríveis ameaças de Deus para os ímpios. Acredite na ameaça, mesmo que ela seja apavorante. Acredite, embora a natureza se esquive da condenação, pois se você não crer, o ato de desacreditar em Deus numa questão o levará a desacreditar em outras".
2. Rejeite o mundo.
Portanto, a primeira coisa que solidificou a fé de Noé foi que ele creu e atendeu a Palavra de Deus. O segundo ponto é que em obedecer a Deus, Noé rejeitou o mundo. Hebreus 11:7
É verdade que Noé era um "pregador da justiça", mas como é que ele pregava? Construindo uma arca. Era o seu sermão. Cada vez que alguém passava, escutava-o ou observava-o cortando uma árvore ou carregando uma prancha — cada pessoa ouvia ou via um sermão ao vivo. Sermão que dizia — "Vem o juízo. O juízo virá". Porém, ninguém acreditou, em todos os longos 120 anos.
A pregação de Enoque serviu como aviso, como o foi a pregação de Noé. Noé pregou e as pessoas zombaram, como hoje zombam ante a proclamação do Evangelho. Mas nos dias de Noé um remanescente encontrou graça, e hoje também pessoas estão sendo salvas pela graça de Deus (I João 2:5).
O verdadeiro crente demonstra que conhece a Deus por um profundo desejo em seu coração de ser obediente. Quando as pessoas dizem ser cristãs mas vivem como bem entendem, completamente desinteressadas em obedecer os mandamentos de Deus, elas debilitam aquilo que dizem.
Não existe verdadeiro conhecimento de Cristo que não resulte num espírito de obediência graciosa. (Gênesis 6:22).
Será que poderão dizer o mesmo de você? Você cresce para ser como Cristo enquanto obedece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário