sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A NECESSIDADE DE UM ESTÍMULO


Todos nos sentimos a necessidade de um estímulo, de alguém que acredite em nós. De alguém que nos reanime e nos fortaleça. Que nos ajude a dar a volta por cima e prosseguirmos na caminhada.
Mas o que é interessante, é que nunca paramos para pensar no que significa “estímulo”. Poderíamos trocar esta palavra por incentivo. Mas estimular é inspirar outros, dando-lhes renovada coragem, animo e esperança.
Quando incentivamos outros, nós os estimulamos a prosseguir, nós os encorajamos e reanimamos.
Considerando a Bíblia como padrão, temos vários estímulos ou incentivos para servir a Deus,por exemplo:
Deuteronômio 31:7 – “...Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.”
2 Crônicas 7:14 – “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
Salmos 98:1 – “CANTAI ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas, a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.”
Mt 28:19-20 – “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.”
1 João 5:4 – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
Estes são estímulos, incentivos vindos da parte de Deus que nos encoraja a viver para Deus e confiar nEle e em Sua palavra.
A finalidade de se estimular os outros é minimizar a dor e sofrimento, sendo necessário observar que nosso estímulo não cause mais transtornos. Para tanto é fundamental estar atento ao momento certo, uma vez que uma palavra de estímulo na hora certa nunca é esquecida.
É lógico que essa questão de incentivo não é apenas um sorriso e um tapinha nas costas. Charles Swindoll disse: "Um dos mais elevados deveres do ser humano é o do encorajamento... É muito fácil jogar água fria no entusiasmo de alguém; é fácil desestimular uma pessoa. O mundo está cheio de 'desanimadores'. Mas nós temos o dever cristão de estimularmos uns aos outros. Quantas vezes uma palavra de agradecimento, de gratidão ou de ânimo tem mantido pessoas de pé".
Para que eu seja um motivador, alguém que estimule outro se faz necessário algumas atitudes, por exemplo:
1) Disposição para estimular
O maravilhoso do estímulo é que qualquer pessoa pode fazê-lo. Não é preciso ter dinheiro para incentivar, não é preciso ter determinada idade, não é preciso falar bonito. Basta está disposto.
Isto requer sinceridade da parte de quem se dispõe a estimular. Quando vamos conversar com alguém com o objetivo de encorajá-lo, temos de transmitir para a pessoa que vamos estimular que o meu sentimento é sincero. Não estou apenas querendo saber de sua vida, mais que saber para ajudá-lo a sair daquela situação.
A pessoa deve sentir que realmente nos importamos com ela, que estamos ali para ajudá-lo e para mostrá-lo que ele tem valor.Para isso é vital evitarmos a fofoca.
Um texto na Bíblia diz: Hebreus 10:24 – “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”
Uma segunda atitude para sermos um bom incentivador é:
2) Lealdade
A lealdade é parte de uma amizade genuína. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”
O incentivo de alguém que não quer lhe derrubar, um estimulo vindo de alguém que é leal a você, um incentivo vindo de alguém que não quer sua derrota, pelo contrário, quer ver você crescendo na vida, certamente tem grande valor.
A Bíblia diz em Provérbios 27:6 “Fiéis são as feridas de um amigo; mas os beijos de um inimigo são enganosos.”
O incentivo tem um papel muito importante em nossos relacionamentos com os outros. A sociedade em que vivemos precisa de motivadores.
Deseja ser um? Comece a cultivar a disposição de motivar as pessoas e tenha em mente que a lealdade é vital para que você alcance sucesso na função de incentivador.
Cultivando estas atitudes, você pode ser importante na vida de alguém, você pode ser o instrumento usado por Deus para salvar uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário