segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conferência para Jovens - Igreja Batista da Paz


Eu, Jovem: Decidindo Certo!
Carreira profissional, qual?
Introdução:
Esta é mais uma das questões na vida de um servo de Deus, em especial na vida do jovem. Onde vou trabalhar? Qual a profissão ideal?
Devemos reconhecer que Deus é um ser pessoal que ama seu povo em Jesus Cristo e que promete guiar seu povo como um Pai e como um Pastor. Devemos admitir ser verdade que: Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. … Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Sl 25.8,9, 12).
Alguns princípios nos ajudam a encontra a resposta a essa pergunta:
Em primeiro lugar, Deus nos orienta através da Escritura. A Bíblia é o primeiro meio pelo qual Deus guia seu povo.
Em segundo lugar, Deus orienta-nos através da oração. Na vida de Jesus, as principais decisões foram precedidas de oração (Lc 3.21; 5.16; 6.12; 9.18; 9.28,29; 11.2 e seguintes etc.).
Em terceiro lugar, Deus nos orienta por meio de conselhos piedosos. “Mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11.14).
Estes são os princípios de orientação que nos ajuda a responder a esta questão que foi apresentada.
Três conceitos sobre trabalho ou profissão:
A profissão ou trabalho ideal deve ter como propósito principal o sustento - Gn 1:29-30
Antes de falar sobre profissão temos de entender que por traz dela tem o trabalho. O trabalho é uma realidade muito importante na vida humana. É característica também da vida divina. Cremos num Deus trabalhador, que atua não apenas na criação, mas também na providência, no sustento e na conservação do mundo.
Conforme João 5.17, Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.
Em Gênesis 2.15, que diz que a tarefa do ser humano é cultivar e guardar o jardim do Éden. Trabalho é bênção, não maldição; nem castigo pelo pecado – pois já existia antes da queda. O castigo que decorre do pecado não é o trabalho, mas o seu caráter penoso, afadigador (cf. Gn 3.17-19).
A vida depende do trabalho. Este é fonte de sustento próprio e dos que de nós precisam.
Acredito que temos profissão ou trabalho que é licito e outros que não são. Essas qualificações podem ser intrínsecas, ou seja, faz parte dela ou por corrupção, ou seja, corromperam a sua finalidade.
Usando aqueles princípios que falei no inicio, Deus nos orienta através da Escritura, através da oração e por meio de conselhos piedosos a entender que o trabalho ideal tem como objetivo principal o sustento.
A profissão ideal deve dar satisfação – Sl 128:2
Existe uma diferença entre “emprego” e “trabalho”. Emprego é o que satisfaz nossas necessidades financeiras e físicas; trabalho é o que satisfaz nossas necessidades emocionais, mentais e espirituais e dá sentido à nossa vida.
Num mundo ideal, emprego e trabalho seriam sinônimos, mas, infelizmente, o que acontece é que a maioria das pessoas tem emprego, não trabalho verdadeiro. (Trabalhando Com Alma, de Tanis Helliwell)
O salmista esta declarando que o fruto do trabalho, as conseqüências do trabalho devem proporcionar alegria, satisfação por haver feito.
Você tem um trabalho ou um emprego? Dentro da perspectiva cristã o trabalho do dia a dia traz satisfação por que:
1. Traz estabilidade e suprir as necessidades da sua família. Pv 31:10s.
2. Traz condições para ajudar aos que necessita. At 20:35
A profissão ideal deve glorificar a Deus – 1 Co 10:31
Este deve ser um principio que deve nortear tudo que envolve a nossa vida, inclusive o trabalho. Agora vejo isso como conseqüência, ou seja, quando vejo o trabalho como aquilo que me dá sustento e esta dentro da legalidade civil e divina, quando vejo o trabalho como aquilo que me traz alegria, satisfação, conseqüentemente esse trabalho glorifica a Deus.
E quando um trabalho não glorifica a Deus?
1. Quando toma o lugar de Deus.
A tecnologia nos presenteia constantemente com artefatos para se "poupar tempo". Ter tempo para Deus deve ser, portanto uma característica do cristão. Ter tempo não é uma questão de relógio ou de agenda, mas é uma questão de disposição. A falta de tempo para Deus tem sido o grande erro do homem.
Mas, além disto, acredito que um trabalho não glorifica a Deus quando:
2. Quando toma o lugar da família.
Quantos viúvos e viúvas sofrem depois da morte de um dos companheiros por terem dedicado tão pouco tempo um para o outro. E quantos filhos sofrem por toda a vida por não terem tido a devida atenção dos pais; eles sentem falta das mais belas recordações da infância porque o pai e a mãe nunca tiveram tempo de verdade para eles.
As famílias tem se destruído por falta de atenção. E quando falo em atenção não estou falando na presença física. Muitas vezes estamos bem perto de nossos filhos e não temos dado atenção a ele.
Como estamos usando o nosso trabalho? Para louvor de Deus e fortalecimento da família?
O meu trabalho está glorificando a Deus? Ele não tem sido um empecilho para o meu crescimento e fortalecimento no Senhor? Ele tem tirado o tempo de Deus e de Sua igreja? A resposta a essas perguntas irá determinar se meu trabalho é ou não para a glória de Deus.
Deus nos orienta através da Escritura, através da oração e por meio de conselhos piedosos a entender que o trabalho ideal tem como objetivo o sustento, ele traz satisfação pessoal ao ser realizado e tem como objetivo maior a glorificação de Deus na sua execução.
Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário