terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conferência para Jovens - Igreja Batista da Paz


Eu, Jovem: Decidindo Certo!
Quero crescer espiritualmente, qual a igreja ideal?
Introdução:
Acredito que este deve ser o sonho de todo crente fiel, encontrar a igreja ideal para o seu crescimento espiritual.
Agora é necessário fazer outra pergunta: para quem é esse ideal? Esta questão faz toda a diferença, pois se o ideal for para o homem, então estamos diante de um oceano de pontos de vistas. A igreja ideal para mim, talvez não seja a igreja ideal para você.
Acredito que para o crescimento espiritual esse ideal para a igreja deve ser o de Deus. Na realidade, não se pode conceber uma igreja plenamente perfeita ou ideal, tendo em vista que o elemento humano, imperfeito com tendência de manipular de forma egoísta tanto as coisas quanto às pessoas, é quem está à frente. Seu padrão será sempre imperfeito.
A igreja ideal segundo as Escrituras possui algumas características marcantes:
1. Seus membros têm compromisso com a santidade – 1 Pe 1:15-16
Este texto esta falando de santidade prática, de um procedimento santo diário. Salomão escreveu que a tempo de chorar, tempo de sorrir, tempo de saltar de alegria, tempo de afastar-se do abraço, tempo de abraçar... (Ec 3:4-7). Porém não é dito que a tempo de ser santo e tempo de não ser santo.
Deus chama seu povo para ser santo, porque ele é santo. Dentre as características de Deus, conforme ele se revelou, nenhuma é tão importante quanto à santidade. O adjetivo descritivo santo revela a pureza absoluta de Deus. Deus chama o seu povo do mundo de pecado para uma vida de santidade. Hb 12:14
Como ter uma pratica de santidade?
a. Ter a santidade como um hábito de pensar com a mente de Deus.
b. Se esforçar para evitar todo pecado conhecido, observando cada mandamento revelado. Sl 119:128
c. Se esforçar para ser semelhante a Cristo, não somente vivendo a vida de fé Nele, mas também tendo a mesma atitude e mentalidade encontrada nele.
d. Segue o autocontrole e a abnegação, buscando mortificar os desejos da carne para que o espírito seja exaltado. Lc 21:34 / 1 Co 9:27
Devemos ser santos porque essa é a única evidência segura que somos realmente filhos de Deus. Devemos ser santos porque essa é a única prova que amamos ao Senhor com sinceridade. Devemos ser santos porque sem a santidade na terra nunca veremos a Deus nos céus.
A segunda marca da igreja ideal segundo as Escrituras é:
2. É aquela que seus cultos estão centralizados em Deus e no sacrifício de Cristo – Ap 4:2-3
Acredito que se a adoração na igreja não estiver centralizada em Deus, essa não é uma igreja que pertence a ele. A igreja ideal é aquela que seu culto tem como centro a glória, a honra, a majestade e a vontade de Deus. Deus ocupa o primeiro lugar nos pensamentos e desejos desta igreja. Is 6:1-7
Quando nos reunimos em público ou em particular para adorar, o enfoque principal do que estamos fazendo é a glória de Deus. O culto de adoração começa com Deus, é centralizado em Deus e se preocupa em agradar a Deus.
Um culto onde o objetivo é satisfazer as necessidades do homem ignora a importância da verdade bíblica e torna a igreja vulnerável ao pecado. A igreja de hoje, em sua maior parte, esqueceu-se dos ensinos bíblicos do verdadeiro culto e conseqüentemente da verdadeira adoração e criaram um culto onde o homem é o centro. A pergunta é: gostei do culto? Quando na verdade deveria ser: Deus gostou do culto?
Podemos refletir: de que maneira Deus se torna o centro do culto? Na manifestação da sua maior prova de amor pelo seu povo. Rm 5:8
Jesus Cristo morreu na cruz como nosso substituto. Seu sangue foi derramado para que fossemos justificado e tivéssemos paz com Deus. Ele ressuscitou e estar sentado à destra de Deus intercedendo por nós.
Deus se torna o centro do culto quando a obra vicária de Cristo realizada na cruz do calvário é manifestada no culto. Entretanto, é tão freqüente haver cultos de adoração nos quais o nome de Jesus quase não é mencionado. E até é, mas para confirmar a vontade de um pregador. Gl 1:8-9
A terceira marca da igreja ideal segundo as Escrituras:
3. É aquela que seu testemunho na sociedade glorifica a Deus – Cl 4:5-6
O apóstolo destaca para a igreja que estava em Colossos à importância do testemunho da igreja no meio da sociedade.
Ele destaca que esse testemunho da igreja se apresenta através:
a. Andar com sabedoria – Vv. 5
Nos dias da igreja primitiva, os crentes com freqüência eram acusados e injuriados pelo não-crentes de “ateus” porque não serviam aos deuses visíveis, de “antipatriotas” porque não queimavam incenso diante da imagem do imperador e de “imorais” porque se reuniam freqüentemente de portas fechadas.
Quando observamos a necessidade de tomar um procedimento de andar com sabedoria, a Palavra de Deus é a única que nos dar a condição necessária para vencer as acusações. Mostrando como tratar as pessoas e como cultivar virtudes em nossos relacionamentos.
A Maior evidência do verdadeiro cristianismo bíblico é o andar com sabedoria, um andar adequado dos crentes neste mundo, Tg 3:13.
O crente deve ter um modo de vida diferente, um andar que mostre as pessoas que a sua crença é benéfica, sadia e aprovada por Deus.
O apóstolo Paulo nos deixou a seguinte admoestação: “... não vos conformei com este século, através o transformai pela renovação da vossa mente...” (Rm 12:2).
Um "santo" em que coisa alguma pode ser vista, senão o mundanismo ou pecado é um crente que não anda com sabedoria, e que o seu andar a Bíblia não aprova. O crente que anda com sabedoria esforça-se por adornar a sua religião com sua conduta externa exemplar.
Paulo ainda manifesta um segundo procedimento para aplicação das verdades em nossas vidas:
b. Linguajar agradável – Vv. 6
O falar é com certeza uma virtude. É a habilidade de sem qualquer sacrifício de honestidade ou franqueza, a pessoa tem a capacidade de fala a palavra certa na hora certa a pessoa certa, de agir correto em qualquer situação.
Somos rudes no lidar com as pessoas, não levamos em consideração que a verdade deve ser apresentada com sabedoria.
Infelizmente não seguimos alguns exemplos de homens que andavam com sabedoria. Falava a palavra certa na hora certa, agiam corretamente em situações difíceis.
A igreja ideal é aquela que o seu testemunho perante a sociedade glorifica a Deus através de um andar com sabedoria e de um linguajar agradável.
Quero crescer espiritualmente, qual a igreja ideal?
Acredito que a igreja ideal segundo as Escrituras possui pelo menos estas três marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário