quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Conferência para Jovens - Igreja Batista da Paz


Amizades, quais as melhores?
Texto: Fl 2:1-3
Introdução:
A palavra amizade vem do latim “amicitate”, significa afeição, amor, boas relações, laço cordial entre duas ou mais pessoas.
Segundo Aristóteles é uma disposição permanente que decorre de uma escolha livre e recíproca.
No novo testamento a palavra amizade aparece quando existe um relacionamento onde a concordância de pensamento ou propósito. Tg 4:4
A amizade é um relacionamento onde existem afeições e boas relações por existe entre as pessoas afinidades de pensamentos e princípios.
Por pensar desta maneira, creio que o texto que lemos, responde a questão: quais as melhores amizades?
As melhores amizades para um cristão é aquela que existe:
1. Comunhão em Cristo – “Alguma exortação em Cristo”
A verdadeira amizade começa com a comunhão em Cristo. Por que? Você já percebeu que em toda amizade existe algo que uni. Toda amizade que você possui começou com algo em comum: família, estudo, trabalho, preferências, etc..
O que acontece com este “algo em comum” é que eles não são eternos, e isso gera inconsistência na amizade, por isso amizade se acabam ou diminui quase a simples lembranças.
Mais a amizade em Cristo é eterna. O apóstolo Paulo usa 33 vezes esta expressão “em Cristo” nas suas epistolas. Ele quer dizer que a comunhão “na esfera de Cristo” segue os princípios de Cristo sendo assim guiado e preenchido por esses princípios.
A Bíblia NVI traduziu Pv 27:9 da seguinte maneira: “Perfume e incenso trazem alegria ao coração, do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade”.
As melhores amizades para um cristão é aquela que existe:
2. Amor fraternal – “Alguma consolação de amor”.
Quando as dificuldades chegam numa amizade, é necessário o amor fraternal, um amor altruísta. O consolo alivia a tristeza, a sensação de perda.
Paulo também vai mencionar “afeição e misericórdia”. A afeição é um elo de cuidado e intimidade que não envolve sentimentos românticos.
Em Deuteronômio 10:12 temos essa palavra usada com relação ao amor que devemos manifestar a Deus: “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma”.
A misericórdia ou compaixão quer aliviar a angustia. Afeição e misericórdia percebem os problemas e desejam resolvê-los.
O amor fraternal busca suprir as necessidades do próximo. Como pode uma amizade manifesta tal amor se não tiver como base o amor de Cristo?
As melhores amizades para um cristão é aquela que existe:
3. Companheirismo no Espírito – “Alguma comunhão no Espírito”.
Ao contrário do pensamento de muitos, companheirismo cristão não significa almoçar junto e nem falar sobre os acontecimentos da atualidade.
Companheirismo cristão é ter a mesma alegria e o mesmo pensamento, unidos pelo Espírito. É ver a vida com os olhos do Espírito.
Quando você se relaciona com alguém que olha para vida através de olhos que não tem o Espírito, não é possível existir companheirismo. Essa idéia fica clara nas palavras de Paulo em 2 Co 6:14-15.
Isto nos leva a uma ultima condição para o cristão ter as melhores amizades:
4. Humildade – “nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade...”
A humildade solidifica uma amizade. Ela não faz o que a malicia ou arrogância faz, destrói. Fica difícil desenvolver uma amizade onde existe um sentimento de rivalidade, de egoísmo, da busca por honra e prestígio próprio. Pv 21:4
A palavra usada pelo apóstolo Paulo que aqui indica atitude humilde, é ter os outros como superior, isso não significa pequenez, não é ser inferior mentalmente a outro, mais a sublime atitude de ter consideração pelos outros a ponto de colocar os meus interesses em segundo plano e apoiar o irmão.
Essa atitude é necessário para um relacionamento de amizade. Vejamos Gl 5:26.
A formação de uma amizade sob a influência de Cristo, traz como base a humildade, característica encontrada em perfeição nEle.
Saber respeitar, saber valorizar os pensamentos e as atitudes do outro, fortalece a amizade. Isto só é possível quando não pensamos de nós mais do que convém.
As melhores amizades são construídas dentro do padrão de vida cristã. Sendo assim, as melhores amizades para um cristão é aquela que existe comunhão em Cristo, amor fraternal, companheirismo no Espírito e humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário