quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A VERDADEIRA CAUSA DAS AFLIÇÕES


Analisando as palavras de Jesus em Jo 16.33 podemos vislumbrar o verdadeiro motivo das nossas aflições.
Considerando o contexto deste versículo, temos: Jesus iniciar o capitulo declarando que o crente pode esperar perseguição, por que ela virá(1-6). Mostra a necessidade de subir ao céu, para que o consolador venha e convença o mundo do pecado (7-15). Também revela que mais um pouco e eles não mais o verão, por meio da cruz e do sepultamento Ele seria removido de suas vistas, até a ressurreição (8-24). Jesus declara que o relacionamento dos seus discípulos com o Pai, Ele não é indiferente aos que Ele ama que nos tempos difíceis podem clamar a Deus com base nos Seus (Jesus) méritos e Deus nunca os abandonará.
Chegamos então ao versículo 33, inicia dizendo o motivo de todas as suas declarações, para que eles tivessem paz nEle. Essa declaração ajudaria aos discípulos entender por que eles passariam por aflições.
Então a pergunta: Qual a causa das aflições na vida de um seguidor de Cristo?
De maneira pratica e direta, creio que o primeiro motivo por que o crente passa por aflições é por causa de sua fé.
A nossa fé é uma das causas de nossas aflições. Ela molda o nosso estilo de vida e este estilo não é aceito pela sociedade. Paulo escrevendo a Timóteo declarou que: “todos quantos quiserem viver piedosamente serão perseguidos”.
O sistema que esta em vigor no mundo não aceita uma filosofia de vida onde quem serve tem mais valor, onde amar o inimigo é uma virtude, onde está alegre apesar das dificuldades em uma ação louvável.
Creio que a segunda causa por que o crente passa por aflições é por conta das expectativas a nosso respeito.
Estas expectativas se apresentar em duas situações: Muitas vezes sofremos por que existe uma cobrança por conta da capacidade que temos de realizar determinada obra, mas somos negligentes.
Essa pode ser vista como uma situação ou lado positivo da expectativa, mas tem o lado negativo. Quando as expectativas são fruto do egoísmo. O crente sofre quando as pessoas o pressionam querendo que ele atenda as suas expectativas egoístas.
Creio que uma terceira causa por que o crente passa por aflições é por conta do seu mau testemunho. Sofremos quando vivemos fora dos padrões cristãos.
É digna de nota a maneira em que são ditas essas palavras; antes de, “no mundo passareis por aflições”, lhes fora dito, “em mim tereis paz”, e, por final, “alegrai-vos”.
Os crentes, de todos os tempos, apesar de suas tribulações, têm tido razões para se alegrarem, visto que nossos pecados foram perdoados, o amor de Deus foi derramado nos nossos corações, à redenção foi obtida, e temos a esperança da glória.
“Eu venci o mundo" declarou o Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário