sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Porque Herodes Não Gostava do Natal?

Texto: Mateus 2.1-18
Nem todos gostam do Natal. Alguns chegam a odiá-lo. Os motivos são diversos: uns não gostam do natal por conta de uma experiência ruim; outros por conta de sua natureza amarga; tem os que não gostam por achar que é uma festa pagã que não se deve participar, etc.
Os historiadores descrevem Herodes como um regente eficaz, mas, ao mesmo tempo, cruel e despótico.
Quando os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém - Herodes o Grande, era o rei. Mateus relata as tentativas de Herodes para matar a Jesus. Foram duas tentativas, que falharam, mas que retratam o ódio de Herodes pelo Natal.
A primeira: Em Mateus 2.8 lemos que Herodes mandou os Magos para Belém e disse: "Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo". O seu primeiro plano era localizar a criança por intermédio dos Magos e depois executá-la, mas a sua intenção é frustrada por Deus.
A Segunda: Em 2.16 temos: "Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos". Com certeza esse é um dos crimes mais bárbaros já registrados pelo história.
Essa segunda tentativa, de eliminar a Jesus, também falha. Nos versos 13 a 15, lemos como um anjo vem avisar a José para que fuja.
Mas porque Herodes odiava tanto o Natal? Qual a razão do seu ódio por aquele bebê que acabara de nascer.
Herodes odiava o Natal porque ele sentia, naquele bebê, uma ameaça ao seu poder. Para Herodes a ameaça era bem real. A declaração dos magos era uma declaração convicta.
Os magos não tinham duvidas do nascimento do rei e nem que deveriam adorá-lo, a sua duvida era quanto ao local. Onde ele está?
Herodes odiava o natal porque sentia medo que aquele bebê fosse o Cristo. No versículo 4 temos a sua pergunta: "então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer".
É óbvio que ele já ouvira profecias das Escrituras relacionadas com a vinda do Messias. Acredito que ele temia que aquele bebê era o que havia sido profetizado já há centena de anos. Herodes acreditava que com a vinda do Senhor Jesus tudo o que ele possuía estava ameaçado. O seu palácio, a sua mordomia, os seus bens. O seu conforto estava ameaçado.
A mensagem do natal traz temor a muitos, pois está mensagem traz desconforto. A mensagem do nascimento de Cristo coloca em cheque a mordomia, o comodismo, o pensamento de que podemos celebrar seu nascimento e continuar vivendo da mesma maneira.
Herodes odiava o natal porque significa dobrar os seus joelhos, perder a sua vontade. Herodes estava acostumado a ver as pessoas se dobrando diante dele, as pessoas buscando o seu favor, com o nascimento do Rei Jesus, ele é que iria se dobrar. Esta não era uma idéia agradável.
Ainda hoje as pessoas odeiam a Jesus Cristo pelos mesmos motivos: Jesus é uma ameaça ao seu poder; pode ser (é para nós que cremos) aquele que veio salvar mais também condenar e mandar para o inferno aqueles que O rejeita e não estão dispostos a se dobrarem diante da vontade de Cristo.
Aqueles primeiros motivos na verdade são secundários e não revelam as intenções do coração.
Vamos amar a mensagem do natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário