segunda-feira, 27 de abril de 2009

Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor - II


Subtema: Através do Relacionamento Entre Pai e Filho.
Texto: Efesios 6: 4.
Introdução.
Os Pais têm privilegio abençoado Deus entregou á responsabilidade solene da criação dos próprios filhos, de modo agradável a Ele, e a sua educação para que possam entender os princípios bíblicos. Cumprir esta tarefa de modo bíblico resultará em bênçãos por parte do Senhor. Fracassar em criar os filhos de acordo com a Palavra de Deus trará aborrecimento e tristezas (Deuteronômio 6: 6-7; Provérbios 13: 18; 22: 6).
Proposição. Como deve ser este relacionamento para que Deus seja glorificado?
I. Os pais devem mostrar compromisso com o Senhor.
a- Para entender os princípios bíblicos para educação dos filhos. Demonstrar atitudes de um novo nascimento (I Co 2: 14). Para reconhecer, admitir e resolver os seus problemas de modo bíblico. Somente a graça, o poder, a sabedoria e as soluções de Deus são completamente suficientes para uma vida abundante (Ec 12: 13-14; João 14: 26; Romanos 8: 14.) Devemos reconhecer que nossa capacidade de nos relacionar com nossos filhos corretamente vem do Senhor. Eles são, um presente (herança) do Senhor (Salmo 127: 3). Devem ser criados segundo as instruções da palavra de Deus (Salmos 19: 7-11). E não de acordo com as decisões arbitrárias dos pais ou as filosofias do homem, os Pais devem educar os seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor (Dt 4: 9). (Ilustração do dentista)
b- Os Pais devem demonstrar o seu compromisso de amor diante do Senhor criando os seus filhos de maneira agradável a Ele (Col 1: 10; 3: 17).
II. Os Pais devem mostrar compromisso com a palavra de Deus.
a- Mostrando que as escrituras são autoridade exclusiva em sua vida e a única base para criar os seus filhos de modo agradável ao Senhor (II Tm 3: 14-17). A palavra de Deus é nosso guia para nos ajudar a viver conforme sua vontade. O progresso de nossos filhos está relacionamento a obediência a palavra, Deus instrui Moisés ensinar aos pais inculcar nos seus filhos a palavra, assentado andando e ao deitar, em Dt 6: 6-7, isto mostra a importância que Deus dar á sua palavra. Moisés disse a Josué, que a missão de conduzir Israel na terra prometida, só seria bem sucedida mediante ao falar da lei e no meditar da palavra dia e noite (Josué 1: 8). A missão dos Pais, também é, conduzir os filhos na meditação da palavra, Haralan Popov, memorizou 47 capítulos das escrituras, salmos 119: 11, diz: guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti. (Richard Baxter) nos oferece três orientações vitais para orientarmos nossos filhos (10). Esforça-te por obter uma correta compreensão da natureza do cristianismo, e do significado do Evangelho. Começa esclarecendo tua mente acerca da mensagem cristã como um todo. (2). Estuda a Bíblia com esta finalidade (3). Sejas sério na consideração das verdades, que já entendes que fostes criado para servir a Deus.
b- Uma auto-avaliação bíblica contínua e a obediência fiel às Escrituras, são requisitos para que os pais evitem o engano espiritual no que diz respeito às coisas de Deus (Tiago 1: 22) e não sejam hipócritas ao corrigirem os seus filhos (Mateus 7: 1-5).
III. O compromisso dos Pais para com os filhos.
a- Os pais devem cumprir as suas responsabilidades para com os filhos em atitudes de servo. Seguindo o exemplo do Senhor Jesus Cristo (Mateus 20: 25-28; Fil. 2: 3-8.)
b- Por ser a família cristã pequena unidade do Corpo de Cristo, todos os envolvidos “Pais e filhos” cumprir as orientações da Palavra de Deus. Os pais devem ser exemplo piedosos diante dos filhos (I Co 4: 14-16), e apontar para Jesus Cristo como o exemplo supremo a ser seguido (I Pedro 2: 21; Hb 12: 1-3)
c- Os pais não devem provocar discussões entre si ou com os filhos, mas devem ser sempre amáveis, mansos e pacientes. Os pais são responsáveis por ensinarem aos seus filhos o conteúdo e a pratica da palavra de Deus, aplicando correção quando os padrões bíblicos forem transgredidos (Pv 15: 10; II Tm 2: 24-26).
IV. O compromisso dos filhos com o Senhor.
a- Sujeição à autoridade. Os filhos devem saber que Deus os enviou ao mundo para cumprirem seu dever, ocuparem sua vida com utilidade e, deste modo, honrarem o grande nome de Deus. Se este amável princípio assentar-se no coração deles, desfrutarão de felicidade autêntica, muito maior do que se estivessem assentados em tronos de príncipes, ou se tornassem dono de uma fortuna de reais (Pv 3: 1-6).
b- Respeito sagrado. Os filhos devem demonstrar o seu compromisso com o Senhor por meio da sua conduta, (1) no falar (Ef 6: 1-2; Col : 3: 20). (2) no agir (ITm 4: 12).
V. O compromisso dos filhos com os pais.
a- Com base no compromisso de agradar a Deus em todas as coisas. Filhos, vocês devem ter boa disposição para apreender à medida que os seus pais lhes ensinam os princípios e caminhos do Senhor (Pv. 1: 2-5; 20: 20-23). Vocês devem ouvir com atenção e receber como vindos do Senhor o ensino, a repreensão e a disciplina dos seus pais e de outra pessoa espiritualmente maduras. Desta forma, poderão adquirir sabedoria e não serão seduzidos pelo engano ou maldade daqueles que andam em caminhos falsos (Pv 13; 1; Col 1: 9-12). Deixem de ser sábios aos próprios olhos (Pv 12: 15; 21:2). E revistam-se de temor “reverência” e amor ao Senhor, resultante da obediência à Sua palavra (Salmos 111:10; João 14: 15; 21). Despojem-se, também, de qualquer atitude de rejeição ou negligencia para com os ensinos dos seus pais e revistam-se de disposição para ouvir o ensino e a repreensão (Pv 15: 32-33; Ef 6: 1).
VI. Conclusão: A relação de pais e filho, têm como finalidade refletir a imagem e semelhança de Deus nesta terra, quando os mesmo se submetem e obedecem sua palavra em seus corações. Reconhecem a Soberania de Deus, Seu poder e Sua Majestade, que reflete em seus corações á glória de um Deus Santo. Produzindo nos corações dos pais e filhos, uma gratidão pelo alto preço que O Senhor pagou na cruz pelas suas vidas, e que agora deveriam viver para. (Ilustração do Pai).
1- Honrarem e obedecerem a Deus Efesios 6: 1-3.
2- Serem submissos e respeitoso com as autoridades, na igreja, na escola, e em qualquer lugar onde estejam Romanos 13: 1-5.
3- Terem atitudes de servo em casa e na igreja Gálatas 6: 10.
4- Viverem diante dos outros como embaixadores de Jesus Cristo II Co 5: 20, como sal e luz Mateus 5: 13-16, espalhando um aroma suave de Jesus Cristo II Co 2: 14-17.
5- Viverem em paz com todos os homens no que depender deles Romanos 12: 18.
6- Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia salmos 33: 18.

Autor: Pr. Antonio Ursulino
Igreja Batista Regular Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário