sábado, 28 de março de 2009

Roubadores de Tempo

QUEM TEM TEMPO?
A tecnologia nos presenteia constantemente com artefatos para se "poupar tempo". Em poucas horas damos meia volta ao mundo, em poucos minutos dispomos de mais informações que dispunham todas as gerações que nos antecederam. Em casa, são muitas as máquinas que nos ajuda a diminui o nosso tempo. Apesar de todos esses recursos temos cada vez menos tempo. Por que será?
Nos preocupamos tanto com o passado, com o presente e com o futuro de tal forma que não vivemos nenhum deles. Devemos saber o que diz a Palavra de Deus a este respeito: Eu sou o mesmo ontem, hoje e sempre.
Podemos identificar dois que acredito ser os principais roubadores de tempo: trabalho e lazer.
É importante observar que na essência eles não são ruins. Trabalho e lazer em si, são bons. O que os tornam vilões é na verdade o modo como é usado.
Eles roubam primeiro tempo que deve ser destinado a Deus.
Os babilônicos antigos observavam dias festivos. Nos dias “sétimos” (7°, 14°, 21°, e 28°) tomava-se precauções para evitar a má sorte, e o 15º dia era dia de descanso, o shabbát.
A razão: era um dia de azar, procuravam apaziguar os deuses e aplacar-lhes a ira com penitência e oração.
Em Gn 2:1-3 Deus deu instituiu o seu sabbát, o dia de descanso. Não foi por causa da má sorte que Ele deixou de trabalhar, mas porque Ele havia terminado. Não foi um descanso frustrado, e sim, bem-sucedido. Deus exigia do Seu povo que seguissem o Seu exemplo. Ele santificou o dia: seria um dia dedicado a Ele. Seria um dia para o homem recuperar forças físicas e espirituais, não uma interrupção no seu programa.
O homem tem transformado em mais um dia de trabalho ou um dia de diversão e lazer, isto observando o povo de Deus.
Eles roubaram também o tempo que deve ser destinado a família.
Quantos viúvos e viúvas sofrem depois da morte de um dos companheiros por terem dedicado tão pouco tempo um para o outro. E quantos filhos sofrem por toda a vida por não terem tido a devida atenção dos pais; eles sentem falta das mais belas recordações da infância porque o pai e a mãe nunca tiveram tempo de verdade para eles.
Bem como tantos filhos não sofrem após a morte dos pais, por que não tiveram tempo para eles, ou por falta de amor ou por simples bobagens sentimentais.
Vemos em Gn 2:19-20 que Adão já tinha comunhão com Deus, já tinha comunhão com a natureza, mas mesmo assim ele tinha uma grande necessidade. Adão tinha necessidade de uma intima comunhão a seu nível.
As famílias tem se destruído por falta de atenção, tempo com a família. E quando falo em atenção não estou falando na presença física não. Muitas vezes estamos bem perto da família e não damos a ela.
Existem algumas atitudes que ajudam a destruir o lar. São as seguintes:
1. Considere seu conjugê como aquele que esta para suprir seus desejos e necessidades(objeto).
2. Considere sua casa como um hotel, onde você apenas descansa e se alimenta.
3. Sua esposa(o) e seus filhos não precisam de você, apenas do seu dinheiro, presentes substitui sua presença.
4. Não dê orientação espiritual em sua casa, isso é responsabilidade da igreja.
5. Suas ambições são mais importantes de que sua família, afinal é o seu sucesso que a mantém.
Prepare-se para uma vida familiar sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!
Como então usar o trabalho e o lazer para louvor de Deus e fortalecimento da família?
Em 1 Co 10:31 temos: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.
Acredito que esse deve ser o principio que determinar o nosso trabalho e o nosso lazer. Eles devem glorificar a Deus. O meu trabalho está glorificando a Deus? O meu lazer, diversão glorifica a Deus? Eles não são pedras de tropeços para a obra de Deus? As respostas irão determinar se eles são ou não roubadores de tempo.
Tenha tempo para Deus e para sua família. Invista mais tempo com Deus e com sua família. Que adianta ao homem ter tido uma vida longa se nunca teve tempo para Deus e para sua família?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário