quinta-feira, 26 de março de 2009

Expressando Gratidão

Lc 17:12-19 “E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou".
Existe algo bem claro neste texto das Escrituras: gratidão é uma coisa rara. Dez leprosos estavam a entrada da aldeia, dez eram os que necessitavam da ajuda do Senhor, dez eram os que clamaram a misericórdia do Senhor, dez foram os leprosos que foram curados, apenas um voltou para agradecer a Jesus. São solenes as palavras que nosso Senhor pronunciou na ocasião: "Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?"
Temos aqui uma realidade também no meio do povo de Deus hoje, na Sua igreja. Para nós, é uma lição humilhante. A nossa tendência é mais para a oração do que para a adoração, e maior a nossa disposição de pedir a Deus aquilo que não temos do que a agradecer-Lhe pelo que temos. Queixas, lamentações e descontentamento são abundantes entre nós.
Sempre acharemos na igreja do Senhor aquelas pessoas que colocam as misericórdias recebidas "debaixo do alqueire" e manifestando suas dificuldades e desejos "sobre um monte".
Como é constrangedor admitir que o sentimento de gratidão é algo rara no meio daqueles a quem Deus tem salvado, sustentador e protegido. Como é triste termos de confessar que os problemas na igreja são frutos em sua maioria de frustrações pessoas do que da falta da misericórdia de Deus.
A excessiva ingratidão dos crentes é a causa do declínio espiritual da igreja dos nossos dias. Isto nada mais é do que uma prova indiscutível de nossa pouca humildade.
Como mudar esta situação? Acredito que para manifestarmos uma gratidão verdadeira a Deus, basta fazermos uma compararmos a graça divina manifestada a nós e o nosso estado anterior com suas consequências. Esta foi na verdade a atitude daquele único leproso que voltou manifestando gratidão. Quando ele viu que a lepra era coisa do passado, voltou para agradecer ao Senhor.
Você já agradeceu por tudo o que Deus já lhe concedeu? Qual tem sido a sua atitude diante de tudo o que Deus já lhe concedeu? Ou você é um daqueles nove leprosos?
Aprenda a manifestar gratidão a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário