quinta-feira, 26 de março de 2009

Por que o Crente Deve Viver Alegre?

FILIPENSES 4.4 – “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.
Você é uma pessoa alegre? Como você definiria alegria? Segundo o dicionário aurélio alegre é: 1.Quem tem , ou em que há alegria, ou que a inspira; contente. Alegria: 1. Qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de quem denota jovialidade; 2. Contentamento, satisfação. Com base nestas definições posso declarar em alto e bom som que:
Paulo escrevendo aos filipenses deixa claro que a alegria deve ser a marca registrada na vida de um crente.
Mas será mesmo que temos razões para vivermos alegre em meio a tantas dificuldades?
Se tiremos os olhos das circunstâncias e dirigirmos o nosso olhar para o autor e consumador da nossa fé, então entenderemos o significado das palavras do apóstolo Paulo e encontraremos razões para vivermos alegres.
Podemos ter como uma primeira razão o fato de termos os nossos nomes inscritos no livro da vida (Lc 10.20). Esta verdade é de grande importância, pois significa que escapamos do inferno (Ap 20:15), temos paz com Deus (Rm 5:1), somos herdeiros de Deus (Rm 8:17) e cidadões do céu (Fp 3.20-21.
Uma segunda razão para vivermos alegres é pelo fato do bem que Deus nos faz (Dt 26.11). Você alguma vez alistou tudo que Deus já lhe concedeu? Você já avaliou todas as bênçãos que Deus lhe presentiou? Sua família, sua saúde, seu emprego, sua igreja, suas necessidades (Salmo 40.5).
Uma terceira razão para vivermos uma vida de alegria são as promessas que temos do Senhor. Em Cristo somos mais que vencedores(1Cor 15.57), nada pode nos separar do amor de Deus(Rm 8.31-39) e temos nossos pecados perdoados(1 Jo 1.9). Será que temos motivos para vivermos alegres?
Quero ainda considerar uma última razão, a esperança da volta de Cristo (Jo 14.1-6). Certamente não existe nada que nos traga mais alegria do que a certeza que passaremos a eternidade ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo.
A conclusão que chegamos após refletir nas palavras do apóstolo Paulo, é que temos razões de sobra para sermos as pessoas mais felizes deste mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela bela postagem sobre o dever do cristão viver sempre alegre. O mais incrível que existem tantas pessoas que conhecem as verdades mencionadas acima e mesmo assim continuam vivendo de cara amarrada, tendo assim um detestável mau humor. Jesus teve problemas quando viveu aqui; cansou-se, teve fome, enfrentou críticas, pagou imposto, foi traído, etc. e mesmo assim ele viveu alegre, tendo um cristianismo vibrante, e isso deve servir de exemplo para todos nós.

    Boa sorte e fique com DEUS

    ResponderExcluir