segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SÊ FORTE E CORAJOSO – UMA EXORTAÇÃO DE DEUS A LIDERANÇA


     TEXTO : Js 1.7
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
INTRODUÇÃO :
Receber uma missão que traz grande responsabilidade é sempre um grande desafio. Receber uma missão de grande responsabilidade diretamente de Deus é certamente um desafio ainda maior.
Moisés havia conduzido o povo de Israel até a entrada da terra prometida, mais dali não passaria. Sua tarefa havia chegado ao fim. A partir dali a tarefa caberia a Josué.
Josué havia sido treinado por Moisés para ser um líder, conhecia a Deus assim como Moisés, sabia da fidelidade de Deus em Cumprir o que prometia. 
Mesmo diante de tudo isso, a tarefa não era fácil, a responsabilidade era grande e Josué prestaria contas a Deus.
O que fazer quando se recebe uma tarefa de grande responsabilidade diretamente de Deus?
Seguir as instruções de Deus. Foi o que aconteceu com Josué. Ele recebeu a tarefa e a instrução necessária para realizá-la.
A instrução foi:
Seja forte e muito corajoso!
Deus não declarando que era necessário que Josué se torna-se em um super herói, com poderes com o do super-homem das revvistas em quadrinhos. 
Deus está dizendo que Josué deveria se esforça com animo para executar a tarefa, pois a missão de conduzir o povo foi confiada a ele pelo Deus Todo-Poderoso. Não deveria portanto, exercer a liderança constrangido e nem com medo de ser tirado do cargo por homens, pois Ele, o Deus de Israel, o dono de todas as coisas, inclusive da terra que iria conquistar que o colocou.
O Senhor estava dizendo a Josué, não tenha medo de assumir está função, fui Eu que ti escolhi. Fui Eu que ti coloquei como líder a frente do meu povo.
Certamente essa é uma instrução de grande valor para a liderança. Não tenha medo de liderar, foi Deus que colocou nesta função, somente ele pode tirar! 
A segunda instrução foi:
...tenha cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 
Deus mostra a Josué a necessidade de ter em sua vida totalmente envolvida com a Sua Palavra. Este envolvimento é que lhes capacitaria a se manter equilibrado dentro do padrão estabelecido por Deus para a sua vida.
A Lei já estava escrita na ocasião, era uma autoridade reconhecida por Israel, portanto, Josué deveria meditar, ponderar, pensar. Ele deveria ter conhecimento teórico, pois deveria está constantemente ensino ao povo, e prático, pois suas atitudes deveriam está dentro daquilo que Deus determinará.
Como lideres devemos ter uma grande intimidade com a Palavra de Deus pois o conhecimento adquirido através do envolvimento da Palavra, em quem irá nos capacitará para viver de acordo com a Palavra de Deus.
O estudo das Escrituras Sagradas é que lhe trará o equilíbrio necessário para não se desviar para a esquerda e nem para a direita.
Por que isso era importante para Josué? Por causas dos inimigos.
Conquistar a terra não seria fácil, muitas batalhas iriam ser travadas. Povos corajosos teriam de ser confrontados, os filhos de Enaque, os gigantes e poderosos da terra teriam de ser vencidos. Era necessário ter um envolvimento com Deus e Sua palavra para vencer esses inimigos.
Tinha os inimigos dentro do povo de Deus. Josué presenciou alguns revoltas contra a liderança de Moisés e desobediências do israelitas. Com Josué sabia que não seria diferente com ele. Era necessário ter um envolvimento com Deus e Sua palavra para vencer esses inimigos.
Como lideres também devemos seguir esta instrução. Buscar a intimidade com Deus e com sua palavra pois os inimigos estão a porta.
O mundo com a sua sedução que tenta entrar a todo custo na igreja, para impedir o avanço do evangelho, do padrão bíblico para a vida do homem.
E a rebeldia dentro da igreja do Senhor, pessoas que estão a espreita buscando qualquer desvio, para direita ou esquerda, para levantar sua revolta. Além da desobediência a Palavra de Deus, fruto da aceitação da doutrina de Balaão como bem advertiu o Senhor Jesus a igreja de Pérgamo (Ap 2).
A tarefa de conduzir o povo é de grande responsabilidade e foi entregue aos líderes pelo próprio Deus. Mas Deus nos concedeu as instruções necessárias para executar a tarefa e obter sucesso.
No versículo 5, Deus diz a Josué, ninguém lhes resistirá, não te deixarei nem te desampararei. 
É Deus quem chama, é Ele que institui as autoridades, e é Ele quem realiza a obra. 


Pr. Denilson Roque









Nenhum comentário:

Postar um comentário