quarta-feira, 6 de julho de 2011

Plano Perfeito de Deus


Texto: Rm 11.34-36
Introdução:
O grande problema do ser humano é tenta colocar Deus dentro de uma caixa e busca através da observação e experiência humana compreender suas ações e pensamentos.
Mas como bem declarou o apostolo Paulo, os caminhos de Deus não devem ser concebidos dentro do nosso entendimento, pois eles são inescrutáveis, bem como insondáveis são os seus juízos. Deus sem depender de qualquer outra criatura traçou o seu plano do qual a providência é a execução.
Este plano foi livre, Deus não é obrigado a fazer o que faz, nem por qualquer determinação externa, nem por compulsão interna, isto é, constrangido por Sua natureza, porque ela tenha uma necessidade. Ao planejar Deus foi completamente livre. Jó 41.11
Deus não é devedor a ninguém, seu favor jamais consiste em compensação, essa verdade é exposta na declaração do versículo 36.
Ao observar o plano redentivo de Deus, neste caso o Deus triúno, Paulo declara que Ele é a fonte de todas as coisas, no sentido de que elas procederam dle; Ele é o Criador e o agente por intermédio de Quem todas as coisas subsistem e redundaram em Sua glória.
Este plano tem como propósito último a Sua glória – a Sua glória é o mais alto valor, e a Sua maior motivação, outras motivações como amor a humanidade, etc., foram secundárias. Cl 1:16; Ef 1:4-14
Este plano é:
1. Inclusivo
Inclui tanto os fins como os meios (Sl 119:91; Ef 1:11).
2. Eficaz
Por ser poderoso e não ter nada que consiga barrar Seus planos, por ser sábio e não ter nada que tenha esquecido ou errado e precise mudar (Is 14:24,27; 46:10; Sl 33:11)
3. Inclui as ações dos homens
Dentro do seu plano, as atitudes dos homens estão inclusas. (Jo 6:37, 44; 17:2,6,9: Is 44:28; At 2:23).
Deus em Seu propósito eterno, fez todas as coisas para a Sua glória. Isso se aplica tanto as que em nossa ótica são tidas como positivas quanto as que classificamos como negativas, todos elas redundarão em louvor e glória ao Seu nome.

Pr. Denilson Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário