sábado, 21 de agosto de 2010

Expressando Gratidão a Deus



Texto: 1Sm 2:1-10.
Introdução:
Um culto de ações de graças, é uma manifestação pública da gratidão para com Deus. É um reconhecimento da presença de Deus em sua vida.
Em um momento difícil, entregando o seu único filho, que Ana de maneira maravilhosa, expressa a sua gratidão a Deus.
Ana mostrou que sua gratidão era verdadeira, pelas atitudes do seu coração!
Um filho de Deus em comunhão com o Senhor manifesta a sua gratidão em atitudes ou ações de graças.
Quais as ações que manifesta uma verdadeira gratidão ao Senhor?
Vejamos as atitudes que Ana manifestou a gratidão neste texto:
I. Alegria no Senhor – V. 1
O seu ânimo provém do Senhor "A minha força está exaltada no Senhor".
Ao Ter vitória contra os inimigos, comemora-a com alegria no Senhor "A minha boca se rí dos meus inimigos". Mas note que esta alegria é interna, no coração, não afrontosa "Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam cousas arrogantes da vossa boca".
Vibra como livramento de Deus "Porquanto me alegro na tua salvação". Salvação de Ana, entre outras, da perseguição de Penina.
Com certeza muitas são as vitórias e derrotas vividas pelos filhos de Deus, a satisfação no Senhor o faz cultuá-lo como Ele é digno.
II. Exaltação a santidade do Senhor – V. 2
Deus é o Senhor absoluto da sua vida "Porque não há outro além de ti"; Deus é seu refúgio nos momentos de dificuldades "e rocha não há nenhuma, como o nosso Deus".
O seu coração não é cheio de orgulho "Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam cousas arrogantes da vossa boca".
O motivo que leva a não termos coração orgulhoso é: "Porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e pesa todas as cousas na balança".
Quando manifestamos gratidão a Deus estamos reconhecendo, entre outras coisas, a Sua santidade.
Uma terceira atitude que manifesta a nossa gratidão a Deus é:
III. Consciente que Deus é o Senhor da vida – V. 6-8.
É crer que o Senhor pode dar e tirar a vida física "faz descer à sepultura e faz subir". É crer e aceita que o Senhor lhe dá bens materiais e os tire quando quiser "o Senhor empobrece e enriquece".
É crer alegremente que o Senhor pode colocar uma pessoa em posição de destaque ou não "abaixa e também exalta"; Ana é exemplo vivo desta verdade.
É crer que Deus pode fazer o homem, que não é nada, tornar-se importante. E, [depois] fazer o inverso. "Exalta o pobre do pó, e desde o esterco exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo".
Chegamos diante de Deus com ações de graça, por que é ele que nos dá e a Ele pertence todas as coisas.
Estas foram atitudes manifestadas por Ana para mostrar a sua gratidão a Deus.
Temos motivos para realizarmos um culto de ação de graça.
Uma manifestação pública de gratidão a Ele. Pois nos alegramos no Senhor, por isso exaltamos a Sua santidade e estamos consciente que Ele é o Senhor da vida.
Que Deus nos abençoe

Pr. Denilson Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário