quarta-feira, 17 de março de 2010

O Clamor do Peregrino


Texto – Sl 130
Introdução:
Você já ouviu falar de Hans Staden, um alemão que fora aprisionado pelos tupinambás no litoral fluminense, em 1554?
Este homem crente passou por grande desespero. Além de ameaçar devorá-lo a qualquer instante, os tupinambás, depois de terem-no levado para a aldeia deles em Ubatuba, arrastavam-no para que presenciasse as cerimônias canibais que realizavam.
Staden, viveu oito meses em meio aos seus raptores. Os tupinambás tinham-no transformado num animal doméstico, que seu dono, Ipirú-guaçu ou Tubarão Grande, conduzia amarrado como um cão para todos os lados.
Staden atribuiu a sua sobrevivência às orações, o tempo inteiro, feitas com redobrado fervor. Ao voltar para a Alemanha, resgatado pelo corsário francês Catherine de Vetteville, comandado por Guillaume Moner, escreveu um livro onde além de contar tudo que passou nas mãos dos tupinambás, reproduz as orações e preces que fez aos céus para poder escapar daquele pesadelo. Em 1999, foi lançado um filme que conta a sua história.
O Canto dos peregrinos nos mostra algumas atitudes que devemos ter quando o desespero chegar.
I – Quando em desespero precisamos clamar ao Senhor – Vvs. 1-2
O desespero pode nos pegar. Pode arrasar a nossa vida. Nesta hora devemos clamar ao Senhor.
O peregrino usa a palavra profundezas, o profundo das águas; alguém que está afundando, submergindo, afogando-se. Observe Salmo 69.2,14.
O peregrino está usado no sentido figurado, indica problemas, uma situação de grande aflição.
A solução? Alguns correm para pessoas amigas, outros para vícios, outros até tiram suas vidas. O salmista diz que a atitude correta é clamar ao Senhor.
Dirigir uma súplica urgentemente por socorro. Está é a solução. Em situação de profunda aflição, quando estiver se afogando na vida, podemos clamar a Deus. Pedir o seu socorro.
II - Quando desespero chegar clame por misericórdia e não apele a seus méritos. Vvs. 3-4
Todos são pecadores, inclusive eu e você. Nosso desespero não alivia nossos pecados diante de Deus. Não é uma situação vivida por nós que vai mudar a nossa situação diante de Deus.
O salmista sabe disso, ele reconhece e por isso clama por misericórdia. O clamor do salmista não é: me ajuda Senhor a sair desta situação por que não mereço passar por isso! Seu clamor é: me perdoa Senhor pois o temor a Ti esta presente em minha vida, e só tu pode me socorrer! Ne 9.17-19
Devemos buscar a Deus por sua misericórdia, reconhecer a nossa falta de méritos. Hans Staden fez isso.
O Canto dos peregrinos nos mostra que quando o desespero chegar, a primeira atitude a ser tomada é clamar ao Senhor. Clamar pela misericórdia de Deus e não por nossos méritos.
III - Quando em desespero, devemos esperar em Deus. Vvs. 5-8
O salmista declara que a sua atitude na hora do desespero é esperar ou aguardar com grande expectativa, um trabalhador pelo salário. Jó declara em 7:2-3 num momento de desespero que: Como o escravo que suspira pela sombra e como o jornaleiro que espera pela sua paga, assim me deram por herança meses de desengano e noites de aflição me proporcionaram.
Esta esperança renova as forças como diz Isaias 40.31; sobem com asas como de águias, correm e não se casam, caminham e não se fatigam.
Deus é bom para quem espera Nele. Em momentos de abatimento, devemos esperar no Senhor. Pode ser uma espera breve ou uma longa espera, mais Ele vem com a sua redenção. Sl 42.5, 11; 43.5
Não devemos nos desanimar, Lm 3.21 é o que precisa ser lembrado. “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”.
Porque esperar? Porque somente Ele pode nos redimir. Sl 40:1-3
Os antropólogos modernos, por acharem que conhecem hoje melhor os rituais de canibalismo, lendo a história de Staden, chegaram a outra conclusão sobre o seu livramento.
Dizem que os tupinambás não o abateram por que Staden pareceu-lhes ser um covarde, cuja carne era indigna de ser ingerida por um valente tupinambá. Não foi o cuidado de Deus que o salvou, mas o orgulho próprio dos tupinambás. Será?
Cremos que Hans Staden sobreviveu pela graça de Deus como ele mesmo confessou, pois em seu desesperou correu para os braços de Deus.

Um comentário:

  1. É um grande prazer passar por aqui, ótima mensagem, estava meio desanimado...vou voltar sempre...se tiver tempo olhe meu blog , tem suas atualizações. valmirprofessorvacaria.blogspot.com

    ResponderExcluir