sexta-feira, 12 de março de 2010

Encontro de Casais - PIB de Juazeiro do Norte/Ce


Regando o Jardim Dia a Dia.
Não é nenhuma novidade para nós a maneira banal que a sociedade tem tratado o casamento.
Muitas são as piadas que se faz sobre o casamento, com a internet elas são enviadas por todo o mundo. Alguns destas piadas transmitem idéias pejorativas, outras sarcásticas.
O autor de provérbio nos mostra algumas atitudes que ajudam a cultivar o casamento no seu dia-a-dia.
Pv 5:18-19 – “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e gazela graciosa, saciem-se os seus seios em todo o tempo, e pelo seu amor sejas sempre cativado”
1. Satisfação Mútua - Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
O Amor romântico não enxerga os defeitos da outra pessoa. O Amor Real pode até não enxergar todos, mais pelo menos estar convencido de que existem os defeitos e que vão se manifestar um dia.
A satisfação consiste em amar o outro com os defeitos que tem, isto é, amá-lo como na verdade é. Querer o amor com a condição de que não seja necessário esforçar-se para amá-lo é puro e simples egoísmo.
Salomão recomenda nos alegrarmos com a mulher com quem nos casamos, ela deve ser a nossa fonte de vida e alegria.
Jó declarou: Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? (31:1)
Ele também declarou: Se o meu coração se deixou seduzir por causa de mulher, se andei à espreita à porta do meu próximo, então, moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. (31:9-10)
Jó tinha completa satisfação com seu cônjuge. Esta é uma atitude que cultiva o casamento. Ela deve ser praticada dia a dia.
Contente-se com a mulher que Deus lhe deu, como fazer isso?
1. Discipline seus olhos, faça uma aliança com eles.
2. Na sua visão acerca de seu cônjuge, as virtudes devem estar em primeiro lugar, isto lhe trará alegria.
2. Intimidade Conjugal - Como corça amorosa, e gazela graciosa, saciem-se os seus seios em todo o tempo
Intimidade conjugal é muito mais do que relação sexual. Intimidade é saber os gostos, as preferências, o que causa aborrecimentos, os traumas do passado, os ideais do futuro, a viagem dos sonhos. Quantos estão casados há anos, mas não sabem coisas mínimas do outro.
Cultivem a vida espiritual. Casamento não é só união de dois corpos, mas de duas vidas. Casais que querem fortalecer a vida conjugal precisam cultivar uma vida espiritual que agrada a Deus.
É importante destacar também que a relação sexual deve ser celebrada, o sexo foi criado por Deus e, quando ele é experimentado no contexto conjugal, proporciona bem-estar e felicidade aos cônjuges.
O importante, nesta área, é não cair na rotina. Alguns escritores desta área da a dica que o segredo é não esperar o desejo aparecer, mas estar sempre criando o clima para que o desejo seja sempre despertado.
Nenhum casamento é perfeito, mas com atitudes práticas nós podemos torná-lo agradável a cada dia. Isto não depende de nenhuma mágica, mas só de nós mesmos. Não espere que o seu cônjuge tome a iniciativa, comece você mesmo.
O Guiness Book registrou o casamento mais longo do mundo, foi o de Thomas Morgan e Elizabeth, ambos nascidos em 1786 e casados em 4 de Maio de 1809, no Reino Unido. O casamento durou 81 anos e 260 dias, até a morte de Elizabeth em 1891, com 105 anos e 2 dias.
Thomas em entrevista declarou a receita:
-Não prolongar uma discussão
-Beijar-se com freqüência
-Dar as mãos para passear e ir para a cama
-Cultivar o prazer de estar na companhia do outro
-Querer sempre a felicidade do outro
3. Desenvolva o Romantismo - e pelo seu amor sejas sempre cativado
Na realidade, se os cônjuges tivessem disposição de serem mais corteses no nosso casamento, muito menos casamentos iriam parar em uma corte de justiça.
Há casais que guardam na dispensa os beijos e os braços, os carinhos e as afeições. Pegou o peixe, joga a isca fora. Não pense que seu esposo ou sua esposa não carecem de afeição. Talvez fosse acorde em meio a um pesadelo.
Para que o amor no casamento cresça, o outro tem que tornar-se cada vez mais amável.
Salomão e Sulamita, mostram todo o seu romantismo. Leia:
O romantismo de Salomão: Ct 4:1-7
O romantismo de Sulamita: Ct 5:10-16
Penso que você talvez não use e até não ache romântica as declarações feitas por Salomão e Sulamita. Mais como você tem sido romântico? Que palavras você tem usado para descrever a sua amada ou seu amado? Não brinque com seu casamento, você pode se arrepender.
Pr. Denilson Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário