quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Palestras Escatológicas - XVI Vida Jovem - Varzéa Alegre/Ce


Então Virá o Fim
O Grande Trono Branco e Novos Céus e Nova terra
Introdução:
Temos estudados os eventos que antecedem o fim.
O fim virá. Mais alguns eventos estão envolvidos nos momentos que precede este fim.
Dividimos nosso estudo em cinco partes: Sábado vimos os sinais dos tempos, sinais gerais e específicos; domingo pela manhã observamos a grande tribulação; domingo a noite meditamos sobre o arrebatamento; hoje pela manhã observamos a segunda vinda e milênio; hoje a noite observaremos o grande trono branco e novos céus e nova terra. Hoje chegaremos o fim.
O reino milenar do Senhor findará com uma revolta dirigida por Satanás (Ap 20:7-10). Satanás será solto por pouco tempo para "seduzir as nações" (Ap 20:8). Ele terá sucesso no começo, reunindo um exército para lutar contra Deus.
As pessoas nascidas durante estes mil anos não receberão Jesus como seu salvador, apesar de não terem a influencia de satanás, eles tem a natureza pecaminosa. Ao final deste tempo Deus soltará Satanás e seus demônios do abismo e os utilizará para provar estes descrentes que ainda vivem. Satanás os conduzirá contra Jerusalém onde serão mortos por fogo. Satanás mesmo será lançado no Lago de Fogo.
Esta revolta demonstrará para sempre o fato que pessoas não salvas são incuravelmente más e incapazes de corrigirem o seu estado espiritual. Apesar de um governo perfeito e ambiente livre de tentação externa, ainda precisam nascer de novo. A sua depravação se manifesta na sua revolta contra o Senhor. Sem o novo nascimento as pessoas permanecem pecadoras e fora do reino espiritual de Deus. A sua disposição e caráter inerentes são as mesmas do seu pai espiritual, o diabo (Jo 8:44).
Imediatamente após esta revolta e o juízo sobre ela, Deus operará a dissolução do universo presente (2 Pe 3:10-13; Mt 24:35).
O GRANDE TRONO BRANCO
O acontecimento seguinte e a ressurreição e o juízo dos seres humanos não salvos, a parte final da obra messiânica de nosso Senhor relacionada com a presente ordem universal (Ap 20:11-15; 1 Co 15:25-26; Jo 5:28-29).
A SUA CENA (Ap 20:11)
Com os céus e a terra passados (Mt 24:35; 2 Pe 3:10-13), vemos "um grande trono branco", refletindo a grandiosa majestade e santidade consumidora de Deus. O ocupante será o Senhor Jesus Cristo, Juiz do Universo (Jo 5:22; At 10:42; 17:31). OS SEUS SÚDITOS (vs. 12, 13)
São chamados "os mortos" embora têm se ressuscitado (Jo 5:28; At 10:42; Ap 20:5a). Estes são os não salvos que, estando nos seus pecados e mortos para com Deus, estão espiritualmente mortos (Ef 2:1; 4:18). Independente da sua posição na vida terrestre, todos comparecem de igual modo perante Deus, sem terem nenhum lugar para esconder-se.
A natureza do corpo ressurreto dos perdidos provavelmente será semelhante àquela dos salvos, para que possa existir para sempre (Mt 25:46).
Provavelmente a descrição do corpo ressurreto por Paulo em 1 Co 15 se aplica tanto àquele do não salvo quanto àquele do salvo, desde que a natureza da ressurreição parece ser a mesma, independente do participante. Assim sendo, a verdade de Colossenses 1:20 poderá aplicar-se aos corpos dos perdidos a fim de lhes imprimir existência eterna. Apesar disso, os não salvos terão que sofrer eternamente no Inferno o castigo devido os seus pecados.
A SUA INDAGAÇÃO (vs. 12, 13)
Não é o propósito deste juízo determinar o estado espiritual das pessoas, nem o destino delas. Estas coisas ficam definidas durante a vida terrestre do homem (Jo 3:36). Mesmo assim, possuindo autodeterminação e consciência moral, todos os injustos têm que responder por suas obras e receber a sua recompensa (Rm 2:6).
Os não salvos serão julgados de acordo com o conteúdo de certos livros (vs. 12). Estes livros parecem incluir aqueles que têm um registro completo e acurado de suas obras; as Escrituras que revelam o padrão absoluto de certo e errado e revelam a vontade de Deus para com a humanidade (Jo 5:45-46; 12:48; 17:17); e o "livro da vida" que é um registro de todos que são salvos (também vs. 15; Fp 4:3; Ap 3:5; 13:8; 17:8; 21:27; 22:19). Com o registro de suas obras aberto diante deles os não salvos responderão pela totalidade da sua vida - os seus feitos (Rm 2:6), palavras Mt 12:36-37), pensamentos (1 Cr 28:9; Hb 4:12), segredos (Rm 2:16), motivos (Hb 4:12), omissões (Tg 4:17), atitudes (Ef 5:3-6), e resposta à revelação de Deus (Rm 1:18), tanto geral (vs. 19-20) quanto especial (Jo 3:18; 12:48). A memória confirmará tudo como certo.
A SUA SENTENÇA (vs. 12-15)
Sendo a sentença de acordo com as obras da pessoa (vs. 12-13b), cada pessoa receberá aquilo que lhe é devido. Apesar de todos compartilharem o mesmo destino (Mt 25:41, 46), como pessoas encarceradas na mesma prisão, mesmo assim haverá graus de castigo de acordo com as medidas da culpa (Mt 10:15; 11:21-24; Lc 12:47-48; Rm 2:5-6).
Esta medida de culpa será determinada pela quantidade de luz ou conhecimento que a pessoa tinha da verdade de Deus (2 Pe 2:21) e a impiedade do seu pecado (Mc 14:21). Enquanto nenhum será isento de culpa (Rm 1:18-20; 3:19), alguns terão pecado contra maior luz do que outros. Conhecendo totalmente a todos e todas as circunstâncias de sua vida, o Juiz pronunciará uma sentença justa sobre cada pessoa (Jo 2:25; Ap 19:11; Gn 18:25).
Cada um cujo nome não está escrito no livro da vida será lançado no Lago de Fogo, que é chamado a "segunda morte" (Ap 20:14-15). A primeira morte do homem termina a sua carreira na terra com a separação entre a sua natureza não material e o corpo (Tg 2:26). A segunda morte será a separação eterna e consciente entre o não salvo e Deus (Mt 7:23) no sentido de uma alienação terrível e abandono (25:46; 27:46).

Um comentário:

  1. maravilhosa mensagem!!!! pena que a maioria dos púlpitos estão ocupados por mensagens que tange bem aos ouvidos e não chegam ao coração.
    PREGUE ...BLOG...SOBRE ESTE ASSUNTO SEMPRE ..VALEU ...PASTOR

    ResponderExcluir