quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quem Tem Tempo?


A tecnologia nos presenteia constantemente com artefatos para se "poupar tempo". Em poucas horas damos meia volta ao mundo, em poucos minutos dispomos de mais informações que dispunham todas as gerações que nos antecederam. Em casa, uma máquina de lavar louça se encontra na cozinha, a máquina de lavar na área de serviço toma conta do trabalho sujo, e um computador de última geração, bem equipado com os últimos lançamentos em software, ocupa nossa escrivaninha, e os filhos desfrutam de televisões e internet das mais sofisticadas. Apesar de todos esses recursos temos cada vez menos tempo. Por que será?
Nos preocupamos com o passado, com o presente e com o futuro de tal forma que não vivemos nenhum deles. Devemos saber o que diz a Palavra de Deus a este respeito: Eu sou o mesmo ontem, hoje e sempre. Esta certeza deve me dá confiança e esperança para o futuro.
Ter tempo, deve ser, portanto, uma característica do cristão. A pessoa a quem Deus presenteia a eternidade tem tempo. Ter tempo não é uma questão de relógio ou de agenda, mas é uma questão de amor!
Quero lhe alertar para os roubadores de tempo. Podemos identificar dois que acredito ser os principais: trabalho e lazer.
É importante observar que na essência eles não são ruins. Trabalho e lazer em si, são bons. O que os tornam em vilões é na verdade o modo como é usado.
1. Eles roubam tempo de Deus.
A falta de tempo para Deus tem sido o grande erro do homem. Cristãos e os não cristão. Quando o Senhor Jesus diz: "...os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (Mt 13.22), isso com certeza se aplica também ao modo de se lidar com o tempo. A preocupação cotidiana nos rouba o tempo, a busca por conforto e riqueza ocupa todo o nosso tempo.
Trabalho e lazer roubam o tempo que devemos dedicar a Deus. Quanto tempo nós dedicamos para ler a Bíblia? Quanto tempo dedicamos para meditar na sua Palavra? Passa-se o dia de 24 horas e não temos tempo para isso. Quanto tempo dedicamos para anunciar o evangelho? Quanto tempo gasto fazendo discípulo?
Não temos tempo para isso, mas tenho tempo para assistir televisão, para passear, para descansar em uma rede. Tenho tempo para o trabalho dedicando a ele até 14, 15 horas. Não tenho tempo para Deus por que gasto o meu tempo de modo inadequado.
Quando algum compromisso surge de repente onde arrajamos tempo? O de Deus, o da Sua igreja. Falta a nós compararmos o valor das coisas divinas com as terrenas. Mt 13:44.
2. O trabalho e o lazer também roubam o tempo da família.
Quantos viúvos e viúvas sofrem depois da morte de um dos companheiros por terem dedicado tão pouco tempo um para o outro. E quantos filhos sofrem por toda a vida por não terem tido a devida atenção dos pais; eles sentem falta das mais belas recordações da infância porque o pai e a mãe nunca tiveram tempo de verdade para eles.
Bem como tantos filhos não sofrem após a morte dos pais, por que não tiveram tempo para eles, ou por falta de amor ou por simples bobagens sentimentais.
Observando Gn 2:19-20, podemos concluir que Adão tinha comunhão com Deus, tinha comunhão com a natureza, mas mesmo assim ele tinha uma grande necessidade. Adão tinha necessidade de uma intima comunhão a seu nível.
As famílias tem se destruído por falta de atenção, tempo. E quando falo sobre isso não estou considerando apenas a presença física. Muitas vezes estamos bem perto de nossos filhos e não temos dado atenção, tempo para eles.
Existem algumas atitudes que ajudam a destruir o lar. São as seguintes:
1. Considere seu conjuge como aquele que esta para suprir seus desejos e necessidades(objeto).
2. Considere sua casa como um hotel, onde você apenas descansa e se alimenta.
3. Sua esposa(o) e seus filhos não precisam de você, apenas do seu dinheiro, presentes substitui sua presença.
4. Não dê orientação espiritual em sua casa, isso é responsabilidade da igreja.
5. Suas ambições são mais importantes de que sua familia, afinal é o seu sucesso que a mantem.
Prepare-se para uma vida familiar sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!
Como então usar o trabalho e o lazer para louvor de Deus e fortalecimento da família?
Vejamos 1 Co 10:31.
Acredito que o que temos em 1 Co 10:31 deve ser o principio a determinar o nosso trabalho e o nosso lazer. Eles devem glorificar a Deus. O meu trabalho está glorificando a Deus? Ele não tem sido um impecilho para o meu crescimento e fortalecimento no Senhor? Ele tem tirado o tempo de Deus e de Sua igreja? A resposta a essas perguntas irá determinar se meu trabalho é ou não para a glória de Deus.
As mesmas perguntas devemos fazer a cerca do lazer. As respostas irá determinar também se o meu lazer, a diversão que pratico é ou não para a glória de Deus.
Tenhamos tempo para Deus e para sua família. Invista mais tempo com Deus e com sua família. Não permita que a falta de tempo sufoque a Deus e a Sua Palavra e sufoque o nosso relacionamento com nossos familiares.
No fim, talvez tenhamos conseguido tudo, só não tivemos tempo, e chegamos à conclusão de que não conseguimos nada, nos faltou tempo.
Que adianta ao homem ter tido uma vida longa se nunca teve tempo para Deus e para sua família?"

Um comentário:

  1. "Ter tempo é uma questão de amor", muito bem colocado, pois onde está nosso tesouro, aí está nosso coração, atenção, e tempo.

    ResponderExcluir