sábado, 27 de junho de 2009

A Fonte da Impureza


Mc 7:14-23
“Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Quando entrou em casa, deixando a multidão, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos. E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”.
Jesus chama a atenção para a verdadeira fonte da impureza, Jesus leva os seus discípulos para um debate que os levaria a um questionamento profundo sobre a purificação.
O Senhor convoca a multidão com o seguinte questionamento: como pode alguém estar puro diante de Deus?
Enquanto os pensamentos humanos afirmam que as influências externas são a causa da impureza, Jesus afirma o oposto: uma pessoa se torna impura por causa daquilo que está em seu coração.
A natureza moral humana é a fonte da impureza moral. O que contamina as pessoas não é aquilo que entra nelas, mas o que sai delas mesmas.
Jesus estava constantemente ensinando e treinando seus seguidores com o desejo de que eles compreendessem os princípios básicos de sua mensagem.
Jesus então menciona doze pecados que vem do coração do homem e que contaminam todo o indivíduo, estes pecados são frutos dos maus desígnios, dos pensamentos maus, destrutivos.
Temos então a identificação destes pecados que são:
1. A prostituição – Inclui aqui todo tipo de imoralidade sexual.
2. Os furtos - Este pecado consiste em tiram algo que pertence a outro. Levar em segredo algo que não lhe pertence. Devemos também lembrar que não honrar um compromisso financeiro é furto.
3. Os homicídios – que se bem observar é uma espécie de roubo, pois tirar de alguém a vida, a qual não lhe pertence.
4. Os adultérios – Jesus sempre deixou claro que o propósito de Deus desde a criação é a fidelidade vitalícia do casal. O casamento foi instituído por Deus e deve ser vivido dentro do que Ele estabelece. Portanto, cuidado com os olhos. Mt 5:28
5. A avareza ou cobiça – o desejo de se ter, do possuir, a ganância. Apego demasiado as coisas materiais. Alguém já disse que a avareza ou cobiça é uma peneira que nunca fica cheia.
6. A malícia – descreve a pessoa que busca ativamente prejudicar o outro. Que age de maneira que aparentemente quer o bem, mas na verdade usa as aparências para realizar seus desejos maliciosos.
7. O dolo – a má fé, hipocrisia. E fazer as coisas com a clara intenção de prejudicar alguém. A palavra usada para descrever este sentimento é explicada com a figura de um pescador que joga sua vara para pegar o peixe, mas ele pega o peixe usando uma isca.
8. A lascívia – Indecência. Significa a rebeldia contra as restrições morais e sociais estabelecidas por Deus. Uma pessoa lasciva desafia os padrões morais e faz, aberta e explicitamente, qualquer coisa que seus desejos insolentes pretendam.
9. A inveja – A inveja começa no olhar, é regado com pensamentos de ciúmes, germina com a raiz da amargura, e cresce em direção ao coração do homem e floresce em suas ações. Tg 3:16.
10. A blasfêmia – o insulto, uma ofensa a dignidade de alguém. Uma difamação a alguém, uma calúnia contra outro. Devíamos sempre antes de fazer qualquer comentário a respeito de alguém fazer as seguintes perguntas: É verdadeiro? Vai ajudá-lo esse comentário? Trará edificação?
11. A soberba – a arrogância é um pecado que faz o homem desprezar os outros, inflama o coração com orgulho, e faz o homem pensar que é mais importante do que os outros, e com isso, coloca o homem contra Deus.
12. A loucura – este último pecado aqui mencionado, não se refere a debilidade mental, mas a loucura aqui descrita esta no homem que é moralmente e espiritualmente insensível, ele não conhece e não deseja conhecer a Deus.
Está contente com sua insanidade, e seu desconhecimento a cerca de Deus lhe traz um conforto ilusório. Dois textos como exemplo: 1 Coríntios 2:14 - 1 Coríntios 3:19
Precisamos reconhecer que essa lista retrata fielmente o mal que há no coração humano. Vemos os resultados desses pecados nos anúncios dos jornais, na televisão, e a nossa volta no dia a dia. Esses males não podem ser corrigidos por meio de rituais ou receitas, não podem ser controladas por leis civis ou religiosas, pois são frutos de uma natureza caída.
O único remédio é um novo coração. É difícil Ter uma vida aceitável diante de Deus se não tivermos um novo coração.
O evangelho muda o homem de dentro para fora, aquele que experimenta o governo de Deus vive uma vida diferente, pois o homem bom tira boas coisas de seu bom tesouro, conforme Lc 6:45.
Tenhamos então um novo coração.

Um comentário:

  1. Pastor, esse texto é muito bom-bíblico, profundo e sucinto. Gostei e quis deixar o registo.

    ResponderExcluir