domingo, 16 de dezembro de 2012

Por que a Genealogia de Cristo é Importante?



Introdução:
Mateus começa seu livro com um relato detalhado do nascimento de Jesus Cristo e dos acontecimentos subsequentes, isto inclui uma genealogia.
Para muitos leitores e até mesmo para muitos ouvintes, essa lista de nomes não seria provavelmente de nenhum interesse, e deveria ser passada por cima.
Certamente é isso que muitos cristãos da atualidade fazem. Contudo, devemos saber o propósito de Mateus ao escrever a genealogia de Jesus.
O nosso propósito é fazer você compreender a importância da genealogia quando ela se refere de Cristo.
Talvez você não veja importância nenhuma saber a sua genealogia, mas a de Jesus Cristo é de grande importância.
Temos então a pergunta: Por que a genealogia de Cristo é importante?
    1.   Revela a Sua Origem
Os judeus davam grande importância as genealogias por que sem elas não podiam provar que faziam parte de determinada tribo nem quem possuía direito de herança.
Qualquer um que afirmasse ser "filho de Davi" deveria ser capaz de provar tal filiação.
Em sua providencia soberana, Deus governou e prevaleceu sobre os acontecimentos históricos, a fim de realizar seu grande propósito de trazer seu Filho ao mundo.
A genealogia apresentada em Mateus não é simplesmente um conjunto de informações apenas para nos contextualizar. Na verdade ela é de extrema importância para todo o livro. É através da genealogia que Mateus revela a origem de Cristo dentro da história de Israel: Jesus, Filho de Davi.
Mateus apresenta a linhagem humana de Jesus (Mt 1:1-17) bem como a divina (Mt 1:18-25).
Muitos judeus eram descendentes do rei Davi. Seria preciso mais do que um certificado de linhagem para provar que Jesus Cristo era "filho de Davi" e herdeiro do trono de Davi. Dai a grande importância de sua linhagem divina.
Mateus deixa claro que o nascimento de Jesus Cristo foi algo singular, nenhum outra criança judia nasceu da mesma forma.
Mateus ressalta que Jose não "gerou" Jesus Cristo. Antes, Jose foi "marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo". Jesus nasceu de uma mãe terrena, sem a necessidade de um pai terreno.
Por que a genealogia de Cristo é importante? Por que revela a origem da linhagem real e divina de Jesus. Mais também:
   2.   Mostra a Graça Soberana de Deus
Na genealogia de Jesus Cristo encontramos a maravilhosa graça de Deus. A sociedade daquela época era extremamente machista.
As mulheres na sociedade romana eram vistas como inferiores aos homens livres, possuindo muito poucos direitos e os deveres de esposa (dona de casa) e de mãe (procriação).
As mulheres na sociedade grega não tinham qualquer direito político e em todas as fases da sua vida eram controladas por um homem: pai, marido ou irmão. Não tinha, portanto, o direito de se expressar em qualquer momento da sua vida. Eram consideradas um pouco mais inteligentes do que as crianças e os doentes mentais.
As mulheres na sociedade judaica não era diferente, inclusive sua palavra perante um juiz não tinha quase nenhum valor.
E muito raro encontrar nomes de mulheres em genealogias judaicas, pois os nomes e heranças eram passados para os homens. No entanto, encontramos nessa lista referencias a quatro mulheres do Antigo Testamento: Tamar (Mt 1:3), Raabe (Mt 1,5), Rute (Mt 1:5) e Bate-Seba, "a que fora mulher de Urias" (Mt 1:6).
Mulheres com seus problemas, mais com algo em comum entre elas, foram alvos da maravilhosa graça de Deus e por isso estão na genealogia de Jesus Cristo.
Por que a genealogia de Cristo é importante? Por que revela a origem da linhagem real e divina de Jesus; por que revela a maravilhosa graça de Deus. E também:
   3.   Revela o propósito de seu nascimento
Não podemos esquecer a importância dos nomes, principalmente na cultura judaica.
Por exemplo, em 1 Cr 4.9 a bíblia cita um homem chamado Jabez que recebeu esse nome porque sua mãe o teve com dores de parto. Jacó que significa suplantador teve seu nome mudado para Israel, aquele que luta com Deus, depois que ele lutou com um anjo para obter uma benção. Abrão também teve seu nome mudado para abrãao que significa pai de uma multidão, logo após ter recebido do Senhor a promessa de que seria pai de uma grande nação.
No NT, Paulo era Saulo antes de sua conversão. Em nossa cultura não damos tanta importância quando vamos dar um nome a um filho, na verdade nos preocupamos mais em ter um nome que tenha uma boa reputação, um bom testemunho perante a sociedade.
Infelizmente é fácil destruir um nome, por vários motivos: inveja, egoísmo e até prazer na maldade.
Salomão declara: "Mas digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro."(Pv 22.1).
A ordem dada a José foi: O nome do menino será Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. No anuncio de seu nascimento foi anunciado também o propósito do nascimento.
O nome Jesus significa "Salvador" e vem do hebraico Josué ("Jeova é salvação").
No versículo 23 o texto diz que Cristo também será chamado Emanuel ("Deus conosco"). Possivelmente nem Isaías compreendeu o significado do Emanuel em toda sua magnitude. Is 7:14 e 8:8.
O apóstolo João apresentou esta verdade em Jo 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.
Ninguém jamais será capaz de sondar as riquezas desta graça pela qual Deus, por meio de Emanuel, veio habitar com os pecadores.
Jesus não nasceu apenas para nos salvar dos nossos pecados, Ele também veio para nos unir a Deus. Em Jesus Cristo temos paz com Deus.
CONCLUSÃO
Por que a genealogia de Cristo é importante?
Por que revela a origem da linhagem real e divina de Jesus.Por que revela a soberana graça de Deus na vida da humanidade.Por que revela o propósito de seu nascimento.
Que possamos dar a importância que é devida a toda a Escritura e não apenas uma porção dela.
Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir